Coube a um grupo de alunos do 12º A do Colégio do Minho, o 1º lugar do projeto educativo "Cientistas do Mar", dinamizado pelo Centro de Mar de Viana do Castelo, com o trabalho "Qual a influência da salinidade na Ulva lactuca da Praia Norte?".
"Este é, para nós, um momento de grande alegria. Trata-se do reconhecimento do trabalho por nós desenvolvido, ao longo de um ano", disseram, então, os jovens distinguidos.
Em 2º lugar, classificou-se o projeto "À descoberta do zooplâncton da Praia Norte", de alunos do 12º A da Escola Secundária de Barroselas, tendo os trabalhos "Análise do conteúdo estomacal de robalos de aquicultura e de alto mar", do 12º B do Colégio do Minho; e "Fatores ambientais que influenciam a fixação de Mytilus edulis ao substrato rochoso", do 11º B da Escola Secundária Santa Maria Maior, obtido o 3º lugar.
Ao todo, o projeto "Cientistas do Mar" - direcionado a alunos do Ensino Secundário - mobilizou cerca de 60 estudantes de vários estabelecimentos de ensino do concelho, tendo proporcionado aos jovens um primeiro contacto com a investigação científica.
Além do apoio do Centro de Mar, as turmas contaram com o auxílio de investigadores de vários centros de investigação, tendo o encontro final permitido a avaliação dos trabalhos e dos posters desenvolvidos por cada turma.
O júri responsável pelas avaliações foi composto por Marisa Almeida, do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto; Teresa Vieira, professora da Escola Secundária de Santa Maria Maior; e Joana Oliveira, docente da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo.
O projeto encerra com a visita de estudo das turmas ao Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto.