O anúncio foi feito pelo presidente da Câmara, José Maria Costa, durante a cerimónia de assinatura do protocolo para prorrogação do prazo de concessão, por mais 25 anos, daquele parque empresarial, celebrado entre a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo e Autarquia vianense.
Lançados pelo Governo, estes centros apresentam-se como uma rede de plataformas de aceleração tecnológica para as indústrias do mar, distribuindo-se pelas áreas das renováveis, green shipping, robótica e engenharia offshore, green ports, portos digitais e náutica de recreio.
Na cerimónia de assinatura, que contou com a presença da ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, a governante referiu que a prorrogação da concessão da área empresarial da Praia Norte "é mais um exemplo da fantástica cooperação entre o poder central e do poder local".
Ana Paula Vitorino sublinhou ainda que o protocolo "permitirá reforçar a dimensão empresarial ligada ao Porto para justificar as novas oportunidades que estão a ser criadas", proporcionando melhores condições para que as empresas se possam fixar e desenvolver no Parque Empresarial da Praia Norte.
De igual modo, José Maria Costa considerou que a área empresarial - que emprega mais de 600 pessoas em dezenas de empresas -, vai beneficiar da parceria: "Esta é uma boa notícia para os nossos empresários, pois significa que há aqui um capital de confiança e de futuro, que permitirá às empresas fazer mais investimentos", destacou.